
* O que é ?
- A gripe suína (também chamada gripe porcina) refere-se à gripe causada pelas estirpes de vírus da gripe, chamadas vírus da gripe suína, que habitualmente infectam porcos, onde são endémicas.
* Sintomas :
- Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional.
* Cuidados, prevenção :
- Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença.
Existe uma vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizada pelos humanos. O Japão anunciou que pretende desenvolver uma vacina eficaz, Também o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estão a investigar formas de tratamento. O Instituto Butantan, em São Paulo, está colaborando com a Organização Mundial de Saúde em uma pesquisa para elaborar uma vacina preventiva contra a gripe suína e tem previsão de finalizar o processo dentro de quatro a seis meses.

* Países Afetados :
- Atualmente são 19 países afetados, mas as autoridades mexicanas se mostraram confiantes e afirmaram que a doença está em fase de declínio, ao mesmo tempo que nos Estados Unidos foram detectados sinais alentadores. Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Itália, Holanda, Reino Unido e Suíça. Na Ásia foram detectados casos em Israel, Hong Kong e Coreia do Sul. Outros países afetados são Costa Rica e Nova Zelândia, Estados Unidos e Brasil.
* Providências :
- Governo dos Estados Unidos declarou ontem estado de emergência pública, depois que 20 casos da doença foram confirmados em cinco Estados do país. Canadá, Nova Zelândia, França, Reino Unido e Israel também registram suspeita de cidadãos contaminados com o vírus.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) garantiu nesta segunda-feira que o Brasil está totalmente preparado para identificar casos de gripe suína em situações de suspeita. De acordo com o diretor de Portos, Aeroportos e Fronteiras da Anvisa, José Agenor Álvares, os voos que chegam ao Brasil dos Estados Unidos, México e Canadá estão sendo monitorados desde sexta-feira. Em nota, o Ministério da Saúde enfatiza que não há evidências da circulação do vírus da gripe suína no Brasil e informa, ainda, que acompanha o estado de Saúde de 11 pessoas procedentes das áreas afetadas que "apresentaram alguns sintomas clínicos". Três pessoas estão em Minas Gerais, duas no Rio de Janeiro, duas no Amazonas, duas no Rio Grande do Norte, uma em São Paulo e outra no Pará.O ministério diz que nenhuma delas preenche "a definição de caso suspeito conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde."Já foram distribuídos 80 mil folders com informações sobre a doença, como os sintomas da gripe suína, sendo 20 mil para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, 20 mil para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, 20 mil para Confins, em Minas Gerais, e 20 mil para o Aeroporto Internacional de Salvador. Até esta noite, mais 10 mil folders devem ir para Guarulhos, 20 mil para o Galeão, 20 mil para Confins e 20 mil para Fortaleza Salvador, resultando em 150 mil panfletos sobre a doença.A Anvisa também distribuiu avisos sonoros com informações a serem veiculadas nos aviões e nos salões dos aeroportos. De acordo com dados do órgão, cerca de seis mil pessoas chegam ao Brasil por dia em voos oriundos dos Estados Unidos e do México.